2000

NACIONAIS
Fafá de Belém e Flor do Mangue, Nau Brasil, Martinho da Vila e Folia de Reis, Cássia Eller e Pegapacapá, Lenine com Carlos Malta e Pife Muderno, Pandemonium (São Paulo não), Ceguinhas de Campina Grande, Daniela Mercury + Ivete Sangalo + Margareth Menezes.

INTERNACIONAIS
Map Marimba Girls Plus Botswana, Hassan Hakmoun Marrocos, Nzamba Lela Pigmeus Aka República Centro- Africana, Rubem Dantas e Flamenco Native Ensemble Brasil / Espanha, Tabanka Djaz Guiné Bissau,
Don Kikas Angola, Dalvey Kumina Group Jamaica, Blue Glaze Mento Band Jamaica, Rita Marley Jamaica.

LOCAL Salvador e São Paulo

DIREÇÃO ARTÍSTICA / CURADORIA
Naná Vasconcelos e Gilberto Gil

NACIONAIS
Ilê Aiyê, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Lenine e Zabumba Egberto Gismonti, Nau Brasil, Alceu Valença, Martinho da Vila e Folia de Reis.

LOCAL Paris

DIREÇÃO ARTÍSTICA / CURADORIA
Naná Vasconcelos e Gilberto Gil

_

EDIÇÃO 2000 DO PERCPAN LEVA TAMBORES DO MUNDO A SALVADOR, SÃO PAULO E PARIS

O PercPan tem uma trajetória peculiar. Surgiu como tese acadêmica e acabou se transformando em um dos festivais de percussão mais importantes do planeta. Em sua defesa de mestrado, a socióloga baiana Elisabeth Caires partia de uma frase de Stockhausen (“tudo o que vibra faz música”) para provar que os tambores de diferentes partes do mundo guardam parentesco entre si e remontam à origem do homem. Empolgada com a própria teoria, ela decidiu comprová-la na prática e, em 1994, criou o Panorama Percussivo Mundial, festival que passou a reunir todos os anos, em Salvador, na Bahia, o que há de mais importante no mundo em termos de música de percussão – seja pela notoriedade de seus participantes ou por sua capacidade de dar uma nova leitura àquela que é a mais antiga forma de manifestação musical da humanidade.
Em seis anos de existência, o evento recebeu nada menos que 73 atrações de 22 países.
Agora, o PercPan, amplia sua trajetória de sucesso. Logo após sua sétima edição na capital baiana, que acontece de 12 a 16 de abril, o festival mundial de percussão também exibirá suas atrações para as platéias de São Paulo (Teatro Alfa – 19 e 20 de abril) e Paris. A convite do governo francês, a primeira edição do PercPan em Paris, acontecerá como destaque do já tradicional Festival de La Villette. Esse evento renderá homenagens aos 500 anos do Brasil, ocupando de modo simultâneo – e inédito – os palcos da erudita Cité de La Musique (com capacidade para até 1.000 espectadores) e da popular Grande Halle (com lotação de 2.800 lugares), no fim de semana que vai de 26 a 28 de maio.
A sétima edição do PercPan será a mais extensa de todas as realizadas até agora. Além das três tradicionais noites no palco do Teatro Castro Alves e da festa de abertura, ao ar livre, na Praça do Campo Grande (novidade introduzida em 1999), este ano o encerramento acontecerá na Concha Acústica, reunindo todos os artistas do festival, com ingressos a preços populares. Tudo sob a direção artística e musical de Gilberto Gil e Naná Vasconcelos, que mais uma vez atuarão como os mestres-de-cerimônia do evento.
A exemplo de outros anos, a programação da edição 2000 combina nomes de expressão no cenário percussivo mundial com astros da música popular brasileira, que vão apresentar espetáculos inéditos, especialmente preparados para o festival. A cantora jamaicana Rita Marleym o percussionista marroquino Hassan Hakmoun, o grupo de Botswana Map Marimba Girls Plus, os Pigmeus Aka da República Centro-Africana e o Flamenco Native Ensemblem, da Espanha, destacam-se na ala internacional do elenco. O compositor e cantor pernambucano Lenine, o sambista carioca Martinho da Vila, as cantoras baianas Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Margareth Menezes, além da carioca Cássia Eller e da paraense Fafá de Belém, brilham entre os convidados nacionais.
A ampliação do sucesso do PercPan é o resultado de um trabalho que, por ser sempre feito com empenho e profissionalismo, vem obtendo o devido reconhecimento tanto do público quanto da mídia. Hoje, pode-se afirmar que o PercPan é não só um festival diferenciado mas também um evento de prestígio no calendário nacional e internacional.

imagens

 

Vídeos